Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
raquel_pereiradacunha
Active Contributor
Em primeiro lugar, queria me desculpar por usar a tag SAP Inside Track para este post, mas assim como muitos de vocês já devem ter enfrentado, não achei uma tag pra isso 😛 Pensando bem, até que a tag tem um pouco a ver porque o tema SAP Mentors é sempre discutido nos SITs...

 

Tenho recebido com muita frequência perguntas sobre como ser um SAP Mentor, como entrar neste grupo e tal. Eu já escrevi um pouco sobre isso no passado e no antigo SCN (ah, o tempo passa rápido….) neste post sem tag 🙂 : https://blogs.sap.com/2014/03/24/nomeie-o-proximo-sap-mentor-2014/  (Acho que vou usar SAP Inside Track de novo neste blog antigo).

 

Neste blog eu citei brevemente as principais caraterísticas que se buscam em um SAP Mentor, mas também passei os links disponíveis no SCN sobre os SAP Mentors (deixei até um link do google translator pra facilitar!). Mas como houve alterações de links com a nova plataforma, e posts novos, seguem novas fontes de informação importantes para quem quer saber o que e quem são estes caras e como se tornar um SAP Mentor você também.

Página principal dos SAP Mentors no site da SAP

A importante lista de características de um SAP Mentor, a base do programa: SAP Mentor Magic Foundation

E talvez o mais importante: a opinião pessoal de alguns (algumas no caso) SAP Mentors sobre o programa em uma série de entrevistas feitas pela Tammy Powlas:

https://blogs.sap.com/2017/02/06/how-to-become-an-sap-mentor-colleens-story/

https://blogs.sap.com/2017/02/17/learn-how-raquel-cunha-became-a-sap-mentor/

https://blogs.sap.com/2017/02/16/becoming-a-sap-mentor-moyas-story-fly-your-freak/

https://blogs.sap.com/2017/02/20/jocelyn-darts-sap-mentor-journey-wanting-sap-to-be-great/

 

Então.. o que é um SAP Mentor?

Se você ler o blog com a minha entrevista, vai ver que...não sei exatamente o que é um SAP Mentor. 😄

Como assim???

Apenas assim. Todos nós temos dúvidas até hoje sobre o que exatamente significa ser um SAP Mentor, porque é subjetivo. SAP Mentors são os principais influenciadores da comunidade no ecossistema SAP. Isso é beeem subjetivo. São experts em algum produto ou serviço SAP. São defensores, ou líderes, ou patrocinadores de projetos direcionados para comunidade SAP. Isso também pode ser bem subjetivo.

O que os SAP Mentors fazem?

Outra pergunta difícil porque cada um faz coisas diferentes. Mas todos fazem coisas relevantes para a comunidade SAP e têm algumas características em comum que fazem parte do Magic Foundation.

 

O que é importante saber é que não basta apenas querer, não basta pedir. Claro que isso também é necessário (Querer, no caso. Pedir já tenho minhas dúvidas) mas olhe pra você, pra sua experiência de vida e profissional, pro que você tem feito pela sua comunidade SAP, e quanto mais você acha ser capaz de fazer. Faça uma autocrítica e veja se você tem algumas das características que se buscam em um Mentor. E se encontrar onde mais você possa contribuir, contribua, e torne isso público. Promova seu trabalho e suas contribuições, porque você precisar ser notado para que pensem em você ao nomear um novo Mentor. Veja bem, não estou falando naquela autopromoção chata de ficar se vangloriando pelos quatro cantos pelas suas qualidades como se fosse melhor que todo mundo! Isso não é bem visto. Existem formas mais saudáveis de promover o que você faz de bom, seus desafios enfrentados e o sucesso alcançado. Talvez possamos chamar de marketing pessoal (já ouvi de amigos que não sou boa nisso). Muitas vezes a gente consegue ser "promovido" promovendo alguém (de forma sincera, verdadeira) e nem percebe. Compartilhe suas conquistas, inicie discussões construtivas nas quais aprendam com você e também onde você se torne melhor, aprenda com os outros.  Ajude de forma sincera e não apenas espere ser ajudado, nem espere muito por agradecimentos, porque eles às vezes nunca vêm. Mas o reconhecimento uma hora vem, naturalmente (ainda que demore). Destaque-se na multidão de forma positiva.

Pense se você deseja dedicar seu tempo livre à comunidade, se você tem aquela paixão pelo que faz, se gosta de aprender constantemente, e se você tem disponibilidade, porque ser um Mentor não é só festa, ir a eventos e ganhar uma camisa legal. Exige trabalho e dedicação, trabalho sem fins lucrativos, voluntário. Nem todos que são nomeados aceitam, porque não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Exige tempo, participação ativa, vontade de ajudar a SAP, vontade de ajudar a comunidade (comunidade = clientes, parceiros, consultores, anyone and everyone). Existem inúmeras formas de contribuir, e ser ativo no SCN é apenas uma delas. Você pode ajudar Grupos de usuários, pode ajudar a SAP com feedbacks construtivos, pode promover eventos que compartilhem conhecimento, pode mentorar outras pessoas que buscam um líder, um exemplo ou um caminho a seguir. Cada um encontra sua forma própria de contribuir.

SAP Mentor é um reconhecimento da SAP e da comunidade. Um reconhecimento. Para ser reconhecido é preciso mostrar suas ações, sua forma de ser, suas qualidades.

Talvez este blog devesse ter sido escrito antes do fim das nomeações, que terminaram dia 27/07.. Desculpem-me por chegar atrasada. Mas pra escrever precisamos de inspiração (e tempo) e só hoje consegui juntar todas as ideias e criar um post aqui. Mas espero que seja útil para as próximas!

Boa sorte!
3 Comments
TammyPowlas
Active Contributor
Raquel, excelente blog!

Contribua para aprender por si mesmo, e o reconhecimento virá.

 
raquel_pereiradacunha
Active Contributor
Muito obrigada Tammy! 😉
Marssel700
Active Contributor
Passei 7 anos contribuindo na comunidade até ser nomeado mentor. Foi uma surpresa pois nunca havia acompanhado de perto o programa. Nada mudou pra mim. O que faço hoje eu já fazia antes. A camisa de mentor deve vir depois dos valores individuais.