Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
former_member275468
Active Participant
Boa tarde,

Estou escrevendo sobre este assunto, pois muitos clientes já abriram incidentes sobre este assunto.

O que deve ser preenchido no grupo Responsável técnico no XML?

Nossos gerentes de produto juntamente com o setor jurídico da SAP estão analisando os aspectos legais do grupo Responsável Técnico.

Então, peço que aguardem um posicionamento oficial da SAP.

Obrigado
35 Comments
former_member482893
Participant
Bom dia!

Novidades.....

2780735 - NF-e Technical Note 2018.005 - Technical Responsible

 

 

 
andre_ferian
Explorer
0 Kudos
No caso só no estado do PR poderá colocar a SAP como resp. Técnico?
0 Kudos
Bom dia,

sobre a nota SAP: 2780735 – NF-e Technical Note 2018.005 – Technical Responsible, ela somente destaca o contato do "responsável técnico" para a UF do PR, para os demais UFs, orienta colocar o responsável técnico de cada empresa, o que não justifica.

Alguém mais tem alguma novidade sobre o "responsável técnico" para as demais UFs?
former_member608193
Discoverer
0 Kudos
Bom dia Pessoal!

Sabe me dizer se por acaso não conseguirmos a tempo aplicar as alterações na NT2018.005 V1.20, as NF-es terão alguma rejeição ?

Conseguiremos emitir NF-es normalmente após as 07/05 mesmo sem as adequações da NT2018.005?

 
former_member608562
Discoverer
0 Kudos

O mais estranho é que estamos hoje emitindo notas fiscais de filiais de Santa Catarina em ambiente de homologação sem os ajustes do responsável técnico, e as notas não são rejeitadas. elas continuam sendo aprovadas, sendo que Santa Catarina é um estado que passa a validar em 07/05.

Não deveria estar rejeitando se não enviamos esse grupo de responsável técnico ?

robson_toledo
Explorer
0 Kudos
Bom dia Bruno,

Emito notas para Amazonas que é um dos Estados que a partir de 07.05 estará validando e semana passada a Sefaz AM passou a rejeitar as notas, ou seja, tivemos que mandar esse grupo, o que quero dizer que, depende da Sefaz preparar o seu sistema e ativar essa regra de validação, caso contrário, as notas serão aprovadas mesmo.

 

Abraços,

Robson Toledo
former_member608562
Discoverer
Obrigado pelo retorno Robson,
0 Kudos
Quais informações estão preenchendo para esse grupo, os dados do responsável pelo certificado  Digital A1 ?
robson_toledo
Explorer
0 Kudos
Olá Wisney,

Estou informando a principio o CNPJ de uma de nossas filiais, nome, email e telefone do Gerente TI, somente para aprovar as notas, por enquanto a Sefaz não está efetuando nenhum tipo de validação dessas informações, tipo que esteja cadastrado na Sefaz, estão obrigando apenas que tenha esse grupo preenchido.

Abraços,

Robson Toledo
0 Kudos
Robson, Bom dia!

Teste com os dados da SAP conforme a nota 2780735 e obtive rejeição 225, já com os dados conforme você disse a nota foi aprovada, sem as informações <idCSRT> e <hashCSRT>, mesmo porque não sabemos como preencher esses dois campos, rsrsr. Esse teste foi na Sefaz de AL onde ate então será obrigatório o preenchimento dos campos <infRespTec>.

Também emiti uma NFe sem preencher nenhuma informação do Responsável Técnico e foi aprovada.
0 Kudos
Retificando, criei outra nota, utilizei as informações novamente da nota 2780735 e apaguei os espaços do número do telefone <fone: 11 5503 2400> e a nota foi aprovada!
matheus_caldeira
Participant
0 Kudos
Wisney,

boa tarde.

 

Como você está criando essas notas? São writer? Você está preenchendo os campos na aba Technical Responsible? Fez alguma implementação nas BAdIs de criação das notas?

 

Eu fiz a implementação no método FILL_HEADER da CL_NFE_PRINT, apliquei a SAP Note 2781770 que atualiza a função J_1BNFE_OUTNFE_CREATE_400, mas mesmo assim o XML não está indo com as TAGs do Responsável Técnico, o que eu percebi é que a função J_1B_NF_MAP_TO_XML não faz menção a esses campos, será que falta alguma SAP Note para aplicar? Procurei mas não encontrei nada.

 

Se puder me dar uma luz, agradeço muito!

 

Obrigado, Matheus
0 Kudos
Matheus, bom dia!

Ainda não apliquei a nota 2781770 , entretanto, já aplicamos várias notas divulgada em atendimento a NT, estou testando em DEV e via Debug na ZCL_NFE_PRINT~FILL_HEADER preenchi os componentes do parâmetro OUT_TECH_RESP com as informações da SAP, já estou pensando em deixar fixo no código essas informações.

Quanto as notas posso te passar quais aplicamos, estamos na versão SAP_APPL 617 SP 05.

E conforme orientação na nota 2770888 para aplicar a nota 2722239 é necessário SAP_BASIS 740 SP15 ou superior e estamos no SP 07 do SAP_BASIS e para atualizar é necessário atualizar vários outros componentes e estamos atualizando, o APPL irá para SP17 e BASIS SP20, utilizamos o GRC e também atualizamos para a ultima versão, Support Package do SLL NFE para a versão 32.
0 Kudos
Também gostaria de saber, obrigado.
0 Kudos
Arlei, bom dia!

Entre em contato pelo e-mail wisney1978@gmail.com!
0 Kudos
Bom dia

Aqui na empresa criamos uma tabela Z para informar os dados do RESP_TEC, e a partir desta tabela Z estamos levando as informações para o XML via BADI_CL_NFE_PRINT.

O problema que temos aqui e ainda não encontramos a solução é como atualizar a tabela standard J_1BNFE_TEC_RESP com os dados do responsável técnico que está indo para o XML para aparecer na aba da NFe.

Alguém já encontrou a solução para este problema?

Att..

Nilton de Oliveira
Bom dia!

A tabela J_1BNFE_TEC_RESP é preenchida quando é utilizada a BADI nova J_1BNF_ADD_DATA, que possui persistência dos dados. A Badi clássica CL_NFE_PRINT não grava na tabela J_1BNFE_TEC_RESP.
0 Kudos
Boa tarde

Tentamos utilizar a BADI nova J_1BNF_ADD_DATA, porem quando ela foi ativada, a BADI CL_NFE_PRINT parou de funcionar, então desativamos a ADD_DATA.

Alguém teve este problema? como foi solucionado?

 

Grato

 

Nilton de Oliveira
0 Kudos
Esse é o comportamento dessas duas BADIs mesmo. Ao utilizar a BADI nova a BADI clássica para de funcionar.

2112507 - Additional Data x Mapping BAdI Enablement

 
former_member482893
Participant
0 Kudos
Bom dia,

Demos go-live mas não estamos preenchendo o grp do responsável técnico para nenhuma UF e as notas estão sendo aprovadas normalmente.

Como está sendo a experiência de vocês?

Abraço,

 
0 Kudos
Bom dia

Aqui estamos enviando os dados do Resp_Tec somente para as notas emitidas nos estados de SP, MS e PE, nos demais estados as nfs com esta informação estavam sendo rejeitadas.

O problema que temos aqui e ainda não encontramos a solução é como atualizar a tabela standard J_1BNFE_TEC_RESP com os dados do responsável técnico que está indo para o XML para aparecer na aba da NFe. Não podemos utilizar a BAdi ADD_DATA, por que ela desativa a BAdi CL_NFE_PRINT.

 

Grato

 

Nilton de Oliveira

 
former_member503533
Participant
0 Kudos

Alguma novidade sobre os campos IDCSRT e CSRT?

 

Eduardo

0 Kudos
Tem um problema nessa nota da SAP NT 2018.005 dá uma olhada no meu blog.

https://sapszk.blogspot.com/

 

 

 

 
matheus_caldeira
Participant
0 Kudos
Wisney,

bom dia.

 

Cara, mil perdões pela demora em responder. Muito obrigado pela sua resposta. No final eu consegui fazer funcionar, eu uso mensageria externa (Mastersaf DF-e), mesmo a FM J_1BNFE_OUTNFE_CREATE_400 mandando as informações o DF-e é quem não estava colocando no XML, tem uma configuração nele que preenche as informações com os dados deles, então vou seguir assim.

 

Meu problema agora é para o local de entrega no caso de exportação, mandei um questionamento em outro post aqui do fórum, vamos ver se algum amigo já passou por isso, mas acho que é algo que o SAP ainda não está pronto pra fazer.

 

Obrigado,

Matheus Caldeira
matheus_caldeira
Participant
0 Kudos
Fala Rodrigo! Bom dia.

 

Aqui ainda não demos Go-live, mas o grupo de Responsável Técnico só vai ser exigido para algumas UF e somente a partir de 03/06, por isso suas notas estão sendo aprovadas normalmente sem essa informação. Dá uma olhada direitinho nos estados que vão exigir isso e vai trabalhando em homologação, para não ter nenhuma surpresa no futuro.

 

Abraços.
0 Kudos
Bom dia Eduardo

Conforme conversei com o pessoal da SAP, esses campos serão validados em implementação futura.

E assim que sair uma data, a SAP irá trabalhar na criação do módulo de função para gerar o hashCSRT.

Att,

 

Leonardo Leal

 
former_member503533
Participant
0 Kudos
Leonardo,

Contudo, isto deve será até dia 30.06, correto?

Pois, essa é a data limite.

Eduardo
fragae
Explorer
0 Kudos
Pessoal,

 

Alguém está preenchendo os campos ID_CSRT ou CSRT da estrutura do tec_resp?

Eu achei que o SAP iria preencher estes campos automaticamente quando o CNPJ, X_Contato, email e fone fossem preenchidos, mas não foi o que aconteceu aqui na minha empresa.

 

Estou com duvida se devo ou não preencher ou se o SAP deveria ter preenchido!

att.
0 Kudos
Bom dia

Estas duas informações dependem da SEFAZ e nenhuma SEFAZ liberou o cadastro do RespTec ainda, portanto para o dia 03/06 devem ser informados somente os campos CNPJ, X_CONTATO, EMAIL e FONE.

Aqui na empresa já estamos enviando estas informações para as notas emitidas nos estados de SP, MS e PE desde a implementação do dia 07/05.

Att...

Nilton de Oliveira

 
former_member561510
Discoverer
0 Kudos
Boa tarde,

Pelo que eu entendi,  nota 2780735 preenche os campos abaixo somente para SEFAZ do Paraná.

 

como fica a situação para os outros estados?

 

Obrigado

Fabio Marques
Bom dia

Não, a nota 2780735 fala que os dados da SAP poderão ser informados como Responsável Técnico para o estado do Paraná, porem este preenchimento não é automático.

Aqui na empresa criamos uma tabela Z onde colocamos os dados do responsável técnico, a partir dai, estamos incluindo no XML via BADI CL_NFE_PRINT e posteriormente criamos um enhancement na função J_1B_NF_DOCUMENT_INSERT para ler os dados da tabela Z e atualizar a tabela standard J_1BNFE_TEC_RESP com o docnum e os dados do responsável tecnico.

 

Att..

Nilton de Oliveira

 

 
former_member482893
Participant
0 Kudos
Boa tarde,

Nós vamos cadastrar as informações do Resp.Tecnico por UF no primeiro minuto do dia 03/06.

Como vocês farão?

Obrigado,

Rodrigo

 
0 Kudos
Bom dia

Aqui criamos a tabela "Z" abaixo para cadastrar os dados do responsável técnico:



Os campos IDCSRT e CSRT estamos deixando em branco, por enquanto, porem já deixamos a tabela preparada para quando a SEFAZ passar a exigir esta informação.

Att..

 

Nilton de Oliveira
former_member612453
Discoverer
0 Kudos
Vamos criar uma Tabela Z para informar os dados do responsável.

Eu estou emitindo NF-e em São Paulo, podemos usar os Dados da SAP abaixo? nosso GRC foi comprado fora do Brasil.

Obrigado

Fabio Marques
luciamendes
Participant
0 Kudos
Boa tarde a todos!

Retomando o assunto sobre as tags: IDCSRT e CSRT,

Quando os dados do responsável técnico é a SAP, o que deve ser informado?

A NT2020.005 vai começar a validar este campo a partir de 04/10/21.

Estamos em cima da hora e não encontrei nenhuma atualização na nota 2780735.

Alguém poderia me ajudar?

Grata

Lucia Cristina Mendes