Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
karlareis
Active Participant
Olá pessoal,

Dando continuidade à série de posts sobre a configuração inicial do Fundo de Combate à Pobreza (FCP), neste post vamos tratar da configuração dos códigos IVA.

Lembrando que no primeiro post falamos sobre a configuração das exceções e sobre os programas de migração e consistência.

A configuração dos códigos IVA para FCP é feita na J1BTAX, da mesma forma que para o restante da localização de Brasil.

 

Tipos de condição para MM

Os tipos de condição necessários para configurar os tax codes de FCP foram entregues pela Nota SAP 2438606, por meio de BC sets, e estão divididos entre os esquemas de cálculo TAXBRA e TAXBRJ da seguinte forma:



O que determina se o imposto será calculado como FCP é o campo tax subdivision no tax type, este campo precisa estar preenchido como 004 -  ICMS Contributor para os tax types relacionados aos tipos de condição do FCP.

O tipo de condição ICSP (ICMS FCP EC87), em ambos os esquemas de cálculo, permite que o sistema calcule o FCP sobre o ICMS Partilha. Para mais informações, acesse a Nota SAP 2236380, LC - Emenda Constitucional 87/2015.

Você usa os tipos de condição da tabela acima para configurar os códigos IVA que o sistema usará para determinar quais impostos devem ou não estar ativos.

 

Tipos de condição para SD

Para cenários de TAXBRJ e RVABRA, os seguintes tipos de condição deverão ser habilitados no código IVA SD:



Para informações sobre implementação, consultem o guia de implementação entregue com a Nota SAP 2438606.

 

Por favor, deixem suas dúvidas e sugestões nos comentários.

 

Karla Reis
63 Comments
former_member335129
Participant
0 Kudos

Karla Reis, em primeiro lugar muito obrigado pela documentação, excelente guia para iniciarmos o FCP.

 

Lendo todos os posts, fico me perguntando se em MM conseguimos aproveitar os IVA’s ja existentes de uso/consumo/ativo etc.. e incluímos as condições de FCP nestes IVAS e definimos se o IVA irá calcular o FCP a partir do cadastro da exceção, ou se devemos criar novos IVA’s.

 

Nesse caso qual seria a melhor pratica?

Em seu ambiente de testes, voce criou novos IVA’s ou adaptou os existentes ?

 

Desde ja agradeço,

Sds,

José Gama

 

 

 

karlareis
Active Participant
Olá José,

Você pode, sim, reaproveitar os IVAs existentes. Mas fique atento para dois pontos:

  1. A configuração das exceções de ICMS precisa estar correta.

  2. Os cenários de retorno durante o período de transição entre a versão 3.10 e a 4.0. Nesses casos, o melhor seria criar IVAs diferentes; um para 3.10 e um para 4.0.


Karla

 
Former Member
Karla boa tarde,

Eu devo incluir as novas condições abaixo no meu esquema de cálculo permanecendo com as condições já existentes ou as  substituindo  na RVABRA as que se encontram atualmente nos respectivos níveis?











Novas Atuais
211 0 DIRE X 160

690 0 BX9M   320

691 0 BX9I 320 MW9

692 0 BX9K 691 BRI

696 0 BX4B   320

697 0 BX4A 320 MWA

 

 
211 0 ISIB  160

690 0 BX90 320

691 0 BX92 320

692 0 BX94 320  MW6

696 0 BX98 320

697 0 BX97 320

 
karlareis
Active Participant
Oi Rafael,

A numeração que usamos é somente um exemplo. Você só precisa colocar os condition types em uma posição válida após a condição ICMI.

Esse processo está explicado em um documento (Implementation_Guide_SAP_Note_2438606.pdf) que foi anexado nesta SAP Note.

Karla
Former Member
0 Kudos
Boa tarde pessoal,

Uma das atividades da Nota SAP "2505473 - Fundo de Combate à Pobreza - FCP Tax Configuration for Brazil" é a execução da migração pela J1BRAX:



Porém como temos muitos registros estamos executando em DEV o programa J_1B_GEN_TAX_COND_BACK em background para efetuar a atividade.

Quebrei em várias variantes para que não pesasse o sistema, porém está demorando demais.



Minha preocupação é o tempo que teremos em PRD para rodar o programa.

Alguém está passando por isso também?

Obrigado!

 
Former Member
0 Kudos
Karla, bom dia

Na RVABRA como ficam as novas condições em relação aos níveis que elas devem ocupar após aplicar as notas da 4.0?  Devo apenas incluir as novas sem retirar as standard existentes?

Na nota 2438606 não esta claro se devem sobrepor as standard que estão no mesmo nivel ou se temos que remanejar, e no caso de remanejar, em qual posição devem ficar em relação às novas.

Obrigada.

 

 
karlareis
Active Participant
0 Kudos
Oi Gizela,

Você deve incluir as novas e manter as que já existem. Você vai adequar de acordo com a sua pricing, lembrando que a ordem das conditions é relevante, conforme explicado no item 3 do documento Implementation_Guide_SAP_Note_2438606.pdf.

Karla
Former Member
0 Kudos
Oi Karla,

Bom, independente do nivel que as novas estejam, desde que a coluna FROM leia a condição correta indicada na notas, não teria problemas, certo?

Falo mais pelas condições BX na RVABRA, a partir do nivel 690, onde entraram novas e pode passar do nivel 699.

Obrigada pelo retorno.

Gizela

 

 
karlareis
Active Participant
Oi Gizela,

Isso mesmo.

Karla

 
Former Member
0 Kudos
Obrigada mais uma vez.
karlareis
Active Participant
0 Kudos
De nada! 🙂
0 Kudos
Boa tarde Karla,

 

Estou com dificuldade para "reativar" as condições BX9M, BX9K e BX9I, todas se apresentam com valor zero na price. passou a ocorrer depois que ajustei as contas na VKOA e OB40 para contabilização do FCP. Observei também que a condição BX13 continua com o percentual total (ICMS + FCP).

Tem alguma configuração ou report que devo executar?

 

Grato,

Rodolfo

 
karlareis
Active Participant
0 Kudos
Oi Rodolfo,

Teu cenário tem muitas variáveis, não consigo imaginar o que possa ser. Odeio sugerir isso, mas acho que o melhor caminho é abrir um incidente pro suporte da SAP. 😞

Desculpa não poder ajudar.

Karla
equipe_erp
Explorer
0 Kudos

Bom dia Team,

Pessoal estou tendo problemas com “Tipos de Impostos” no incremento da Impostos de Subdivisão 004 – ICMS Contributor, pois está dando erro ao adicioná-los nos tipos de condições da NFe 4.0. Implementamos a SAP 2438606, via BC sets porém está com erro, conforme abaixo:

O item encontra-se no domínio: J_1B_SUBDIV.

Nenhum dos tipos impostos foram carregados com o Imposto Subdivisão 004.

 

Tax Type

 

 

 

 

Description

 

 

 

Tax Group

 

 

Tax Subdivision

 

ICSPICMS FCP EC87ICMS003 ICMS Non Contributor
 

 

FCP1

 

 

 

ICMS FCP Deductible

 

 

 

ICMS

 

004 ICMS Contributor
 

 

FCP2

 

 

 

ICMS FCP Non-deductible

 

 

 

ICMS

 

004 ICMS Contributor
 

 

FCPI

 

 

 

ICMS FCP STO Incoming

 

 

 

ICMS

 

004 ICMS Contributor
 

 

FCPO

 

 

 

ICMS FCP STO Outgoing

 

 

 

ICMS

 

004 ICMS Contributor
 

 

FPS1

 

 

 

SubTrib FCP Deductible

 

 

 

ICMS

 

004 ICMS Contributor
 

 

FPS2

 

 

 

SubTrib FCP Non-Deductible

 

 

 

ICST Sub.Trib.

 

004 ICMS Contributor
 

 

FPSI

 

 

 

SubTrib FCP STO Incoming

 

 

 

ICST Sub.Trib.

 

004 ICMS Contributor
 

 

FPSO

 

 

 

SubTrib FCP STO Outgoing

 

 

 

ICST Sub.Trib.

 

004 ICMS Contributor
 

 

ICCP

 

 

 

Complement ICMS for FCP

 

 

 

ICOP Complement ICMS

 

004 ICMS Contributor
 

 

ICCX

 

 

 

Complement ICMS for FCP Offset

 

  
ICFPSubTtrib FCP 004 ICMS Contributor
ICSCICMS FCP 004 ICMS Contributor

 

Conseguem ajudar!

Obrigado

André Abreu

former_member301950
Discoverer
Boa tarde

Aqui resolvemos solicitando ao ABAP para regerar a view (J_1BAJV), através da SE54, opção objetos gerados.

Abraços
0 Kudos
Olá Karla,

Ao tentar ativar as BC Sets Z_BCSET_FCP_TAXBRA e Z_BCSET_FCP_DIFAL_TAXBRA na SCPR20 estou me deparando com os erros abaixo:



Visto que estas condições reportadas serão criadas por estas BC Sets, saberia me dizer o porque deste erro na sua ativação?

Obrigado!
equipe_erp
Explorer
0 Kudos
Boa tarde Daniel,

Regerei a tabela e funciou..muito obrigado!

André Abreu
equipe_erp
Explorer

Olá Consultores,

 

Por favor verifique a seguinte nota abaixo:

https://apps.support.sap.com/sap/support/knowledge/preview/en/2532516

Execute com a opção: expert mode.

Eu tive o mesmo problema e fiz o descrito e funcionou.

Abraços

 

André Abreu

0 Kudos
André,
Obrigado pela orientação. Executamos a ativação com essa atribuição e ocorreu tudo corretamente.

Abçs.
karlareis
Active Participant
0 Kudos
Oi André,

Obrigada pela rápida resposta. 🙂

Karla

 
former_member406007
Discoverer
Rodolfo , conseguiu resolver seu problema ?

Também estou com essas conditions com valor zero e as correspondentes estão preenchidas e aparentemente calculando correto .

Uma pergunta como vc tratou na VK11 a conditions BX9K (offset) ?

Tabela j_1bnftxcond e IVA SD com as conditions mapeadas - Tabela  J_1BTXIC3 preenchida cenário produção local RJ x RJ



































RVABRA ICSC BX97 0 BX9I 0 BX9M 0 BX9M 0 BX9L 0 0
RVABRA ICSP BX97 0 BX96 0 BX98 0 BX98 0 BX9C 0 BX9H 0

 

 
former_member406007
Discoverer
0 Kudos
Karla ,

 

Estou com o mesmo problema que o Rodolfo.

Creio q possa estar faltando algum registro de entrada , pois na minha price as conditions associadas estão sendo calculadas porém essas continuam zeradas .

Abaixo eu descrevo como estão meus registros .

Se lembrar de algo me avise .

obrigada !

 

 
Former Member
0 Kudos
Karla, boa dia

 

Finalizamos a aplicação das notas e nos surgiu uma duvida.

As condições novas que entraram na TAXBRA  / RVABRA, contidas na nota Implementation_Guide_SAP_Note_2438606, devem ter no IVA de SD e MM a sua ativação na J1BTAX? Como nao foi feito pelo BCset, queria saber se precisa de fato ou nao.

 

Taxbra

33 0 BCI4 X 160
39 0 BICM X 160
75 1 BSTJ X 160
76 1 BSTK X 160
257 0 BX33 X 320
257 1 BX35 X 320
258 0 BX34 X 320
394 0 BX96 X 320
395 0 BX97 X 320
396 0 BX98 X 320
396 1 BX9C X 320
396 2 BX9H X 320
396 3 BX9M X 320
396 4 BX9L X 320
397 0 BX9I X 320
398 0 BX4B X 320
398 1 BX4C X 320
399 0 BX4A X 320
467 0 FCP2 397 1 NVV
468 0 FCP1 397 1 MW9
469 0 FCPO 397 1 MW9
470 0 FCPI 397 1 ICD
471 0 FPS2 399 1 NVV
472 0 FPS1 399 1 MWA
473 0 FPSO 399 1 MWA
474 0 FPSI 399 1 ICD
475 0 ICCP 258 1 FCP
476 0 ICCX 475 1 164 FCX

 

Rvabra

211 0 DIRE X 160
212 0 ISFR X 160
213 0 ISFB X 160
291 0 IST5 X 160
292 0 IST6 X 160

690 0 BX9M X 320
690 1 BX9L X 320
690 2 BX9H X 320
690 3 BX97 X 320
691 0 BX9I 320 MW9
692 0 BX9K 691 BRI
696 0 BX4B X 320
696 1 BX4C X 320
697 0 BX4A 320 MWA

 

Obrigada!
armbrustsamuel
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá gizela

Você poderia exemplificar o processo indicado como ativação das condições no IVA de SD e de MM pela J1BTAX?

 

Não ficou muito claro, no meu entendimento, a qual procedimento você se refere.

 

Atenciosamente,

Samuel
Former Member
0 Kudos
Oi Samuel,

 

Falo desta tela. Necessário ativar as novas condições que entraram com o bcset contido na nota 2438606. Perguntei pq nenhuma delas aparece como ativado.



 

Gizela
karlareis
Active Participant
0 Kudos
Oi Gizela,

Pode me dizer qual é a transação que você usou no print acima?

Obrigada,

Karla

 

 
Former Member
0 Kudos
Karla, segue:

J1BTAX > CALCULO DE IMPOSTO > CODIGO IMPOSTO MM > ESQUEMA TAXBRA > CODIGO: "SD "

Botão: Atualizar condições de códigos de imposto



Gizela
0 Kudos
Boa tarde Karla, tudo bem?

Preciso de ajuda no cenário em que as condições BX9I e BX4A estão sendo preenchidas com valor superior ao da mercadoria em um cenário que não há incidência do FCP. Veja na imagem os valores apresentados e como a configuração da pricing está.

Agradeço antecipadamente a ajuda.



0 Kudos
Olá Rodolfo,

 

Estava com o mesmo problema, resolvi executando os passos manuais da nota:

2443042 - NT 2016-002: Solution for Condition Based Technique (CBT).

 

Tem que fazer este passo manual:

1) Go to the transaction SE24.

2) Edit the class "CL_TAX_CALC_BR_SD".

3) Select the method "ADD_TAX_DATA".

4) Press the "Undo Redefinition" Button to delete the method implementation.

5) Save your changes and activate the class.

Obs. antes de fazer isso, tem que desativar o assistente.

 
0 Kudos
Olá Pessoal,

Alguém Consultor atuando em algum cliente que uitiliza a TAXBRJ/RVXBRA? Para me ajudar tirar algumas dúvidas na implementação das notas e BC Set.

Qualquer ajuda é bem-vinda!

Abs.,
Former Member
0 Kudos

Prezados Bom Dia! Tudo Bom?

Os dados de pagamento da nota serão carregados só via BADI?

Obrigado.

 

armbrustsamuel
Advisor
Advisor
0 Kudos
Olá Gizela,

 

Correto. Essas ativações não são entregues via BCSET pois dependem do cenário de cada cliente.

 

Para cara Tax Code, você terá que configurar as condições que são relevante, dependendo exclusivamente da sua organização e cenários.

 

Atenciosamente,

Samuel
0 Kudos
Estou inserindo as novas condições na RVABRA mas eu já tenho algumas condições para a partilha (BX90, BX92, BX94, BX91, BX9B, BX93, BX95, BX97, BX96, BX9O, BX9P e BX9D). Como elas estão justamente nos steps indicados para as novas condições, eu gostaria de saber se eu devo substituir as existentes ou se devo colocar antes ou depois.

 

Alguém consegue me ajudar com isso?
0 Kudos
 

Bom Dia, alguém já configurou Transferência entre plantas com FCP?

Nos IVAS de Transferência A1 e A3 de saída ativei as condições FCPO e FPS1. Se faço uma saída do RJ para outra filial do RJ, a FCPO é calculada corretamente, porém não contabiliza o valor do FCP contra o imposto em trânsito. A chave de conta na condição FCPO é MW9. Isto está correto?

Obrigada

Elsa

former_member558234
Discoverer
0 Kudos
 

Boa tarde!

Alguém ja realizou a implementação das notas e BC Set relacionados a TAXBRJ que possa disponibilizar as dificuldades encontradas?

Grato pela atenção.

Roberto
former_member558234
Discoverer
0 Kudos
 

Olá Vanessa, boa tarde, tudo bem?

Você conseguiu alguma ajuda acerca da implementação das notas e BC Set relacionadas a TAXBRJ? Estamos começando hoje a aplicação das notas.

Grato,

Roberto
0 Kudos
Olá pessoal,

Também estou precisando utilizar o processo de FCP (ICMS e DIFAL).

Também sou TAXBRJ e mesmo depois da aplicação das notas não estou tendo um cálculo correto do FCP2, na verdade o valor resultado na Condição espelha o valor do ICMS (condição ICM2).

Alguma dica?

Obrigada,

Valéria
0 Kudos
Boa tarde Consultores Funcionais,

Conseguiram resolver o problema da condição "BX4A" ?

 

Atenciosamente

Luiz

 
JL23
Active Contributor
0 Kudos
Kindly post your questions as question under the tag SAP Electronic Invoicing for Brazil (SAP Nota Fiscal Eletronica)
former_member353624
Discoverer
0 Kudos
Boa tarde!

Elsa, você conseguiu solucionar este problema de contabilização?

 

Att,

Claudio L. Martire
former_member314311
Participant
0 Kudos
Pessoal, estou com problema na contabilização do FCP.

A Nota fiscal gerou com o calculo de FCP sobre ICMS-ST corretamente porém apresentou erro na contabilização:



A conta do ICMS a recolher deveria ser a 212625.

Onde posso ajustar isso?

 

Obrigada
S0011583214
Participant
0 Kudos
Conseguiu resolver esse problema?
S0011583214
Participant
0 Kudos
Vá na VF02 com esse documento e sem entrar nela digite shift+F11 e verifique qual a determinação que esta condição esta sendo feita para atribuir tal conta.
Renan_Correa
Active Contributor
Oi Priscila,

Caso não tenha resolvido ainda, esse valor vem da condição BX4A. A chave de condição atribuída nessa condição que determina a regra para contabilizar, no standard a chave é a MWA. Na transação OB40 você consegue ver qual a conta contábil atrelada a esta chave.

att,

Renan
0 Kudos
Olá Roberto,

Desculpa, vi só agora, espero que tenha encontrado alguma respostas mais rápida.
Se quiser ajuda, pode me encontrar no skype.

 

Abs.,

Vanessa Sutil
former_member314311
Participant
0 Kudos
Renan, obrigada! foi isso mesmo!!!

 

Só que agora estou com outro problema.. na condição ICSC...

Está contabilizando errado. O ICSC deve ser registrada a débito da conta 330001 chave 40, e está contabilizando a crédito, chave 50.


Onde ajusto isso? Já olhei na OB40 e não é pois lá está correto a chave e a conta.

 

 
former_member314311
Participant
0 Kudos
Pessoal, ja resolvi, era um cadastro errado na VK11 para a ICSC. Valeuu
former_member314311
Participant
0 Kudos
Bom dia,

Estamos com a rejeição 875 para casos de notas fiscais writter de transferência de saldo na NFE 4.0, onde o valor da mesma é de 0,001.

O XML monta as tags de FCP e por isso ocorre a rejeição.

Porém, não podemos tirar essas tags, pois na BADI estão atreladas a outras, o que faria com que várias tags também ficassem suprimidas.

Já validei o XML na SEFAZ RS e o mesmo me informa que a tag <vFCPST> está incorreta. Estamos gravando <vFCPST>0.00</vFCPST>.

Não conseguimos no ECC excluir essa tag para este cenário via BADI, pois outras estão atreladas a ela e faria com que todas fossem suprimidas.

Alguém já passou por este problema?

Obrigada

 
former_member314311
Participant
0 Kudos
Pessoal, bom dia,

O problema é que a SEFAZ lançou uma nova NT em maio. A SAP disponibilizou algumas notas dia 04 de maio e por isso ocorre agora a rejeição.... estamos aplicando as sapnotes e retorno se obtiver sucesso.
hgr74
Explorer
0 Kudos
porderia checar a tabela J_1BIM01 e manter as entradas para "WA04"