Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
karlareis
Active Participant
Olá pessoal,

Dando continuidade à série de posts sobre a configuração inicial do Fundo de Combate à Pobreza (FCP), neste post vamos tratar da configuração dos códigos IVA.

Lembrando que no primeiro post falamos sobre a configuração das exceções e sobre os programas de migração e consistência.

A configuração dos códigos IVA para FCP é feita na J1BTAX, da mesma forma que para o restante da localização de Brasil.

 

Tipos de condição para MM

Os tipos de condição necessários para configurar os tax codes de FCP foram entregues pela Nota SAP 2438606, por meio de BC sets, e estão divididos entre os esquemas de cálculo TAXBRA e TAXBRJ da seguinte forma:



O que determina se o imposto será calculado como FCP é o campo tax subdivision no tax type, este campo precisa estar preenchido como 004 -  ICMS Contributor para os tax types relacionados aos tipos de condição do FCP.

O tipo de condição ICSP (ICMS FCP EC87), em ambos os esquemas de cálculo, permite que o sistema calcule o FCP sobre o ICMS Partilha. Para mais informações, acesse a Nota SAP 2236380, LC - Emenda Constitucional 87/2015.

Você usa os tipos de condição da tabela acima para configurar os códigos IVA que o sistema usará para determinar quais impostos devem ou não estar ativos.

 

Tipos de condição para SD

Para cenários de TAXBRJ e RVABRA, os seguintes tipos de condição deverão ser habilitados no código IVA SD:



Para informações sobre implementação, consultem o guia de implementação entregue com a Nota SAP 2438606.

 

Por favor, deixem suas dúvidas e sugestões nos comentários.

 

Karla Reis
63 Comments
Former Member
0 Kudos
Elsa, boa tarde.

Você conseguiu resolver este problema? Estou com o mesmo problema aqui na empresa para transferências 861/862 e 833/835.

 

No aguardo, grata.

Leniza
hgr74
Explorer
0 Kudos
porderia checar a tabela J_1BIM01 e manter as entradas para “WA04”
hgr74
Explorer
0 Kudos
former_member314311
Participant
0 Kudos
 

Estamos implementando o NFe 4.0 em um cliente e estamos com problemas com o Fundo de Combate à Pobreza.



Nesse cliente estamos na TAXBRJ.



Estamos gerando uma baixa para centro de custo RJ e também transferência RJ X RJ e nesses cenários estávamos a condição FCPO no IVA para cálculo do fundo de combate à pobreza.



O Fundo de Pobreza está sendo calculado corretamente na NF (aba impostos) porém o valor não soma ao item e consequentemente não está sendo somado ao valor total da NF.


 



 

Valor do item sem impostos = 3,18


Valor ICMS = 0,72


Valor FCP = 0,08


Valor do item com impostos = 3,90   à   Deveria ser 3,98


 



 



Alguém já passou por esse problema e sabe como resolver?

 

Obrigada
hgr74
Explorer
0 Kudos
please check my previous answer.
Mateus
Explorer
0 Kudos
Pessoal,

Alguém conseguiu ativar a condição FCPO em processo de transferência MM/SD, mais precisamente na nota de saída? A entrada está correto (FCPI) mas na saída do centro fornecedor não destaca.

Obrigado
Mateus
Explorer
0 Kudos
Resolvido: Nota 2660264 junto com a configuração que o hgouider  colocou aqui sobre tabela J_1BIM01 e manter as entradas para “WA04”.

Abs
0 Kudos

Alguém teve problemas após ter implantado a NFE 4.0 com o valor de ST que está calculando subtraindo o percentual de FCP ? Isso está ocorrendo quando fazemos uma venda do PR para RJ.

Configuramos a aliquota da seguinte forma: conforme a imagem abaixo:

Na condição BX44 que representa a aliquota do ST, sai com 16% ou invés de 18 %

 

Analisando a classe, CL_TAX_CALC_BR em seu método REMOVE_FCP_RATE_FROM_TAXES o percentual é alterado quando a função é chamada mais de uma vez

Na primeira passada

Em outra passada o valor é alterado para 16 %¨,  pois a variável recebe ela mesma.

Alguém sabe dizer se já passou por isso ou se existe alguma nota de correção para esse caso ?

gmairene
Explorer
0 Kudos
Matheus, tudo bem? Estou com um cenário semelhante. No seu cenário, você não destaca FCP na saída mas tem que escriturar na entrada? Como funcionou isso para você? A contabilização ficou a maior do que o enviado pelo fornecedor?
Mateus
Explorer
0 Kudos
Olá Guilherme, no meu caso tinha FCP tanto na saída quanto entrada, mas na entrada dava certo, destacava, contabilizava tudo certinho. Agora na saída da transferência SD que nao estava funcionando.
0 Kudos

Karla, boa tarde!

Estou com um cenário de MM com Substituição Tributária com Fundo de Combate a Pobreza (RJ).

Desenvolvimos a fórmula que efetua corretamente o cálculo na condição BX4A como estabelecido pela Lei. No entanto, o valor calculado em BX4A deveria ser o mesmo na condição FPS2, o que não ocorre como esperado.

O SAP está recalculando o valor na FPS2 fora da fórmula criada, ou seja, apresenta o montante do Fundo de combate a pobreza errado.

Telas Price MM FCP

 

Obrigado,

Carlos Solari

0 Kudos
Olá Karla, boa tarde

 

Adorei sua publicação, poderiam me ajudar com um problema que estou enfrentado?

 

Do lado do pedido a linha do FCP 2% não esta preenchida, não sei se falta SAP note

 

no GRC inbound quando vou simular o goods receipt, do lado do XML/Nfe aparece a linha ICST-F preenchida com os dados do FCP,

porém do lado do Pedido esta linha aparece em branco

Não estou achando uma solução

 
0 Kudos
Olá, Andrea! Tudo bem?

Nesse cenário, sem analisar o teu sistema, indico que tu verifique se aplicou todas as SAP Notes necessárias e seguiu as configurações descritas nelas - a Karla menciona a SAP Note 2438606 nesse post, que tem como pré-requisito outras SAP Notes (tudo descrito no corpo das notas).

Se a instalação das SAP Notes estiver correta, indico que tu verifique as configurações de alíquota de FCP nas tabelas de exceção dinâmica ICMS (conteúdo dessa série de blog posts). Se tu tiveres feito ambos e a dificuldade permanecer, indico que entre em contato com o nosso time de suporte, sendo mais específica sobre o cenários que está executando.

Abraço, Aleshane