Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Eidelwein
Active Participant

O cenário de tranferência para Brasil é um processo intracompany para transferência de materiais entre plantas da mesma empresa.


O cenário mais comum é feito da seguinte forma:

  1. ME21N                 STO

  2. VL10B                  Criação da Delivery

  3. VL02N                  Saída com o movimento 862

  4. MIGO                   Entrada com o movimento 861


Notas Importantes:

123124 – LSA BR:5th v. Customizing of Brazilian movement types

  • This note contains the report that updates the Brazilian movement to its standard configuration.


199233 – Transfer with stock transfer order

888805 – CBT: Stock transfer with stock transport order

Customizações:

  • As plantas tem que ser configuradas sendo que uma é o cliente e a outra é a fornecedora.

  • Na view J_1BIM02V os movimentos 861, 861, 863 e 864 tem que estar marcados como relevantes para NF com a opção U.

  • Transação OMJJ possui várias configurações para movimentos específicos.

  • O posting string (J1BTAX>>>NF>>>Inventory Management>>>IM Posting Strings) campo line item ID deve ser configurado com a opção T ou D.


Incidentes:

  • Impostos não batem (entrada x saída).

    • Muitos clientes abrem incidentes perguntando, porque os valores não batem. Como isso não é algo hard coded os valores podem sim ser diferentes.  Portanto é necessário averiguar suas configurações de impostos para entender o porquê os valores não batem.




Pontos de DEBUG:

  • SE37>>>Function Module>>> J_1B_IM_TX_CALCULATE_TAX_NEW

    • Nesse FM é onde começa a interface com FI.



  • SE37>>>Function Module>>> CALCULATE_TAX_ITEM

    • Nesse ponto a KOMP e KONK é preenchida.



  • SE38>>>Include LJ1BFF01

    • Nesse include a NF é criada



  • SE38>>>LMBGBFSU>>> FORM AUSGABE

    • Nesse include você pode verificar problemas com relação ao documento contábil e os famosos erros de balanço.




Maiores informações sobre os cenários de localização MM, consulte nossa WIKI:

Materials Management Localization Scenarios Overview

Retorno de STO

Abs,

Patricia

 
89 Comments
0 Kudos
Patrícia, bom dia!

Temos configurado um processo Intercompany para venda entre empresas do mesmo grupo.

O processo foi configurado com o cenário MM/SD (saída via movimento 643 e entrada via 101).

Nos casos onde existe a necessidade de uma devolução, no centro destino fazemos o movimento 122, e criamos uma devolução via SD com referência à fatura de saída gerando o movimento 644.

Temos uma situação onde foi criada a saída, a nota fiscal foi gerada, mas a mercadoria não saiu da empresa, ficando pendente a entrada no destino.

Decidiram depois de alguns dias que não iriam mais enviar a mercadoria e como a nota fiscal não podia mais ser cancelada (devido ao limite de 24 horas), fizeram uma devolução via SD com referência, gerando o movimento 644.

O estoque ficou OK e o fiscal também. O problema é que o pedido continua pendente como uma necessidade na MD04 e nos relatórios de compras.

Se eu tento finalizar o pedido (marcando remessa final), o sistema emite o erro: "Código de remessa final não pode ser fixado para item 00010", pois ele entende que o total das quantidades nas remessas não é igual ao total da entrada de mercadorias.

Debugando descobrimos que ele faz isso pois varre a tabela EKBE (histórico de pedidos) e vê que a remessa de SD não foi cancelada. A remessa não pode ser excluída pois a nota fiscal não pode ser cancelada.

Vejo que uma das alternativas seria incluir a remessa de entrada no histórico da EKBE, mas não vi onde consigo fazer essa associação no SAP.

Há algo que eu possa fazer nesta situação?

Estou pensando em usar alguma Exit para alimentar a EKBE.

Obrigado,

André Rabello
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Olá André,

Bom primeiro eu vou te sugerir para utilizar o próprio cenário entregue pela localização para esses casos, que é o cenário de retorno de STO.

Segue o link com maiores informação.

https://wiki.scn.sap.com/wiki/x/NAVhE

Agora com esse caso que você reportou eu não sei dizer, pois eu não sei se não é necessário manter os documentos para que se tenha um histórico para saber da onde a movimentação ocorreu em caso de uma auditoria.

Eu sugiro ver com seu fiscal primeiro para saber se deletando a remessa, se isso não pode ter algum tipo de implicação fiscal.

Abs,

Patricia
ewhoku
Explorer
Oi Patricia,

Desculpe pela demora na resposta, mas esse erro era uma configuracao de Derivacao de NF para os movimento 861, por engano eu havia colocado uma NF de Saida no MvT 861 e peguei isso em uma ultima revisao no customizing antes de abrir o chamado para SAP Brasil (ja estava decidido a abrir!!! rsrsrs)

Obrigado pelo retorno.

Abraco,

Eduardo
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Olá Denis,

Pelas configurações padrão é normal que o sistema gere esse error, pois ele espera que a NF de saída seja igual a de entrada.

Uma possível solução é utilizar condições com uma chave diferente ao NVV.

Você pode criar uma condição com cópia ao ICM2, sem a flag de ICMS não dedutível e utilize nesse cenário em específico.

Espero que essa dica te ajude.

Abs,

Patricia

 

 

 

 

 

 
0 Kudos
Ola Patrícia, tudo bem ?

 

Temos a nota 1640802 que trata a transferência de estoque entre plantas para estoque Q-Estoque de projetos.

Rodando os passos manuais, deixamos o movimento 861 à 864 preparados.

Contudo ao executar um cenário a delivery não busca o estoque em projetos, mas pega do livre utilização e move para estoque em trânsito de projetos.

Este cenário somente buscará do livre utilização mesmo?

Não criei novos STO type, Delivery, Item category, Schedule line ctg, estamos usando os entregues pela nota 888805 e 199233.

 

Obrigado pela atenção.

Alessandro.

 
0 Kudos
Oi Patricia,

Gostaria de bloquear a entrada parcial de uma nota de transferência (MB0A-861)

Hoje o sistema permite que se tire o flag de algum material, e a nota é entrada parcialmente, então quando o restante da nota é lançada se gera um novo docnum para a mesma nfe.

Conhece alguma maneira de bloquear isso.

Ou algum check onde quando fossemos lançar a nota na entrada, o sistema só permitiria que o documento fosse salvo caso a nota fosse lançada completamente, sem permitir que algum material nao fosse lançado.

 

Obrigada,

Fabiana
0 Kudos
Oi Patricia,

Complementando os Comentários acima relacionado a diferença de Aliquota da Saida e Entrada.

Tenho Configurado na Entrada, via exceção a aliquota de 12%.

Na Saida (mov 862) apesar de na aba de Condition da Remessa esta pegando na Condition ICVA a aliquota de 12% na Nota Fiscal para ICM3 esta considerando 18%, sem levar em conta as excessões tanto em MM como em SD.

De onde está buscando a aliquota de 18% fixa? Será direto da J_1BTXIC1?

PS estamos na versão S4-102

Obirgado

Flavio

 
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Olá Fabiana,

Desconheço como fazer isso 😞

Acredito que só via enhancement mesmo.

Abs,
Patricia 

 
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Olá Flavio,

O que você precisa ver é seguinte.

O grupo de exceção onde você configurou os 12%, está configurado como "general"?

Se não estiver, tem que mudar.

Os 18% pode estar vindo de uma exceção mais específica.

Para ter certeza da onde está vindo os 18% só debugando, pois não é possível visualizar a NF antes da postagem dela.

Abs,

Patricia

 

 

 
former_member197756
Discoverer
0 Kudos
Olá Patrícia,

Estou gerando cenário de subcontratação ao fornecedor, onde crei matnr e seus componentes na lista técnica. Criado me21n com catg 'L' com o matnr principal atribuído com os componentes, tudo ok. Mas ao executar remessa dos componentes ao fornecedor via MIGO operação 08 (Transf) com tipo de movto 541 (U G1 32 V LF) ao gravar a MIGO não aparece o botão 'Nota Fiscal' para edição.? Há alguma outra configuração que devo verificar para emissão de NF via MIGO.?

Ambiente utilizado S4HANA

Obrigado pela coop e atenção.
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos

Olá Edercio,

Se você não se importa gostaria de manter esse tópico só para problemas relacionados ao processo de STO.

Mas para ajudá-lo criei um novo blog post para responder perguntas referente ao cenário de subcontratação.

https://blogs.sap.com/2019/02/18/sucontratacao-brasil/

Coloque sua pergunta lá, para queeu possa responder.  

Abs,

Patricia

Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Olá Alessandro,

Essa nota referente ao estoque especial de projeto é uma nota de recomendações.

Logo não tenho um conhecimento muito profundo desse cenário.

Rodei um teste com base num exemplo que tinha, gerado na época que esse nota foi lançada.

O comportamento foi igual ao comportamento de uma STO normal, descrito na nota 2708101 - Stock behavior for Brazil.

Att,

Patricia

 

 
0 Kudos
Olá Patricia , me diga uma coisa, é possível criar uma exceção na qual a chave seja centro ou planta de origem / centro de destino ?
Estou com um problema no qual após a criação do pedido e vl10b, o respectivo material que estou utilizando cai em uma exceção de SD ( já que a primeira perna da transferência é considerada de SD e na venda este material é tributado) porém não sofre tributação na transferência.

é possível criar uma exceção nesse molde ou só conseguirei contornar este problema via enhancement ?
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Olá Leandro,

Você chegou a testar alterando a opção do grupo de exceção para SD | MM | General?

Apesar da remessa ser SD, quando você posta ela, é utilizada a lógica e pricing de MM, por isso é necessário utilizar a opção ‘general’ ou ‘MM’ no grupo que você criou a exceção, se não realmente e exceção não vai ser pega.

Sobre utilizar a planta, nunca vi ninguém utilizando, geralmente o pessoal utiliza o ship from ship to.

Te sugiro fazer o teste que mencionei inicialmente antes de partir para um enhancement.

Abs,

Patricia

 
mttkdtakeda
Member
0 Kudos
Boa tarde Patricia,

 

Apliquei a Nota 1512390, porém ainda não gera NF. Sou consultor mm, acredito que esta faltando alguma configuração SD. Pode me auxiliar?  Gera o contábil mas quando consulto a NF, ocorre a mensagem:

Doc.material não está ligado a nota fiscal


Nº mensagem 8B262
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Boa tarde,

Essa nota possui vários passos manuais, então é importante garantir que todos esses passos foram executados.

Motivos para a NF não ser gerada, pode ser que o tax code não foi corretamente determinado, o movimento utilizado não está utilizando o posting string original/standard, transaçao não standard.

Caso tudo esteja correto, passe um pouco mais de informações e contexto do cenário.

Att,

Patricia

 
0 Kudos
Olá Patricia boa tarde,

Faz alguns meses que recebi um chamado do usuário, mas não tenho conseguido sucesso na solução.

Buscando na internet achei seu blog, antecipadamente agradeço pela qualidade das informações aqui reportadas.

Eu entendo que na sua resposta para Pedro, posso ter a resposta para meu problema.

Pergunto aqui apenas para certificar que não estou equivocada.

Nós já utilizamos o STO para BR transferência entre centros e funciona corretamente.

Recentemente o negócio começou a utilizar o processo STO com saída em estoque especial 'Q' (PS - WBS material).

O processo na saída esta correto (mov 862) porém na entrada (mov 861) o ICMS esta errado, tendo livro fiscal e contabilização errados.

Tem alguma sugestão do que posso ter esquecido? Este processo esta coberto?

Antecipadamente obrigada,

Sandra Rocha

 

 

 
Eidelwein
Active Participant
Ola Sandra,

Tudo bem?

O processo de transferência é suportado, já o cenário de estoque especial não.

Mas deixando isso de lado, qual o erro do ICMS em específico? Talvez posso ajudar independente do cenário.

Via regra o documento de entrada deveria ser igual o da saída.

Como funciona neste cenário de vocês?

E qual o erro do ICMS na entrada?

Abs,

Patricia
0 Kudos

Olá Patricia, tudo bem?

Antecipadamente obrigada pelo retorno.

Fizemos um arquivo com os detalhes e telas no SAP, pena não conseguir anexar.

 

Abaixo detalhes do processo no SAP:

 

Realização da saída da NF-e com movimento 862, emissão via J1B3N e contabilização. Nota Fiscal  Issue - modelo 55 (NF type G1).
Fiscal /Saída: planta BR04

Contábil – Saída: planta BR04

Conforme áreas fiscal e contábil os dados estão corretos. Vemos o lançamento de estoque saindo de uma planta para outra bem como o registro do imposto.

 

Entrada da mercadoria via MIGO movimento 861, registro fiscal (o contábil de estoque ja foi feito). Nota fiscal Receipt – modelo 55 (NF type R1)

Fiscal / Entrada: planta: BR12 – Estoque Especial

 

Não temos o registro do imposto no livro e no contábil. Todos os ajustes do imposto são realizados manualmente.

Conforme informado isso somente ocorre com processo de Estoque Especial, em questão aqui, estoque de projetos.

Novamente Obrigada! Abs.

Sandra

Eidelwein
Active Participant
0 Kudos

Olá Sandra,

A única documentação que temos para STO com project stock é uma nota de recomendações.

Não chega a ser uma solução end to end entregue pela SAP.

A nota é 1640802 – Stock Transport Order Between project stocks.

Vale olhar essa nota, para ver se vocês seguem essas mesmas configurações, e se no final você ainda obter o mesmo resultado sugiro abrir um fórum aqui no SCN. 

Como nunca entregamos este cenário, não sei como o sistema se comporta ou deveria se comportar para te auxiliar. 

Abs,
Patricia

Boa Tarde, Patricia

Tudo bem?

Uma pergunta, por que no processo de transferência entre centros, os valores dos impostos de saída do centro emissor, é diferente do centro receptor?

Com isso, como controlamos essas contas os valores não batem para fazer o encontro..

 

at.te

Denis

 

 
Olá Patricia,

Não sei porque não estou recebendo os avisos dessas mensagens, vou verificar.

Quanto a Nota vou olhar sim e retorno para você, com qualquer que seja o resultado.

 

Muito obrigada!

Abs,

Sandra
0 Kudos
Boa tarde, Patricia!

Por favor saberia me informar onde determinado no processo de transferência MM/SD onde carregar o preço interno periódico. No pedido UB fiz o ajuste na condição e esta carregando, porém quando faço o processo de remessa e NF carrega o valor do preço médio movel.

Att,

Gledson Andrade
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Olá Denis,

Tudo bem e você?

Para que os valores batam vocês precisam verificar o IVA sendo usado tanto na entrada como na saída assim como as exceções dinâmicas.

Alguma configuração está diferente fazendo com que essas NFs fiquem com valores divergentes.

Abs,

Patricia

 

 
0 Kudos
Olá Patricia,

Finalmente consegui revisar a nota recomendada. O programa sugerido na nota não estava em nosso sistema e agora foi criado.

Porém, ainda temos os mesmos erros. Tenho impressão que pode ser porque nossos projetos são Estoques avaliados.

Conforme sua sugestão criei outro 'forum', mas não sei se o fiz de maneira correta. Após submeter as telas de exemplo inseridas, nem todas aparecem. Fiz uma edição para corrigir mas creio que ainda tem problemas. Da maneira em que foi 'postado' penso não estar claro.

Vou verificar novamente e caso não consiga corrigir irei apagar e tentar criar de outro modo.

Obrigada!

Sandra
amanciomauro
Discoverer
0 Kudos
Boa tarde Patricia!

Estou automatizando um processo de transferência. Você já atuou em projeto assim e teria os mapeamentos das BAPIs utilizadas?

 

Att

Mauro
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Olá Mauro,

Não tenho esse mapeamento 😞

Mas já te antecipo que possívelmente vai precisar fazer um ajuste na entrada, conforme descreve a nota 2367184 - VF062 Accounting doc not created.

Att,

Patricia

 

 

 

 
0 Kudos

Olá Patricia !

Tudo bem ?

Problema: STO com ICMS ST

Você sabe como funciona a questão de calculo do ICMS-ST no processo de transferência?

Este processo não me permite colocar uma linha de ICMS-ST na escrituração da entrada, assim o valor fica menor, entre as NFs.

 

Obrigado,
Marcos

 

 

 

tmoraes
Explorer
0 Kudos
Olá Marco, tudo bem? Referente a este cenário você conseguiu algum retorno ou alguma solução? Estou passando pelo mesmo problema. Obrigado amigo.
tmoraes
Explorer
0 Kudos
Ola Marco, tudo bem?

 

Voce conseguiu avançar com este problema? Estamos com a mesma questao aqui na empresa e infelizmente não conseguimos uma solução ainda.
tmoraes
Explorer
0 Kudos
Olá Marco e Patricia, tudo bem?

Estou com a mesma situaçao hoje aqui na empresa? Até tentei seguir a recomendação da Patricia, mas infelizmente não consegui avançar? Voces teriam um passo a passo de como resolver esta questao?

 

Obrigado.
0 Kudos
Boa tarde,

Trabalho em uma empresa global e para determinado cenário de transferência entre plantas eles querem que a criação da delivery seja a partir de uma sales order ao invés do pedido UB. E que ao invés de utilizar os tipos de movimentos 862 e 861, sejam criados novos tipos de movimento com cópia dos tipos 603 e 605 e que sejam relevantes para nota fiscal.

Gostaria de entender se isso é factível?

Obrigada, Tathiane.
Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Olá Tathiane,

Esse não seria o cenário de intercompany/cross company?

Se for esse o cenário, não termos uma solução mas temos uma nota com algumas sugestões que vocês podem usar como ponto de partida.

2453291 - Cross Company (aka Intercompany) Transfers for Brazil

Att,

Patricia
0 Kudos
Olá Patricia! Minha dúvida é como é a configuração da inter-company da venda de ativo fixo, que não tem movimentação de estoque?
diogohenrique
Discoverer

Olá Patricia, tudo bem?

 

Eu realizei a configuração na SPRO para permitir a emissão de NF para o processo de transferência entre centros que possuem o mesmo local de negócio, no caso LONE 0001.

A NF de saída está sendo criada corretamente, porém, ao realizar o movimento 861, o sistema parou de gerar a NF de entrada, a mesma só está sendo criada quando o LONE é diferente do que configurei, por exemplo, uma transferência entre centros do LONE 0001 para o LONE 0004 o sistema cria a NF de entrada.

Existe alguma nota para corrigir esse problema? Já tentei de tudo e não consigo entender o pq depois de habilitar a emissão para mesmo LONE o 861 parou de emitir a NF de entrada.

Complementando a informação, esta configuração foi habilitada na SAP Note 1536146.

Obrigado.

Eidelwein
Active Participant
0 Kudos
Olá Diogo,

Só saberia debugando seu sistema para saber porque o create NF não está sendo chamado/executado.

Sugiro abrir um chamado.

Att,

Patricia
diogohenrique
Discoverer
0 Kudos
Oi Patrícia, boa noite!

Pelo que debugamos o sistema verifica se os locais de negócios são iguais e desmarca a variável relevant, com isso, a criação da NF não acontece.

Vc já chegou a configurar a emissão de NF com mesmo LONE e conseguiu confirmar se pra vc a NF de entrada foi criada?

Obrigado pelo cuidado em dar um retorno.
0 Kudos
Patrícia, boa tarde!

Sabe informar se esse existe um fluxo que atende o processo de retorno de vendas intercompany? Onde a empresa "destinatário" não recebeu a carga devido a algum sinistro?

Esse cenário, entendo que não existe a MIRO e MIRO no destinatário. Neste caso, existindo um gap referente ao retorno da nota fiscal de saída, bem como pendências de saldo em trânsito na MD04.

Já agradeço o retorno.
0 Kudos
Bom dia Patricia,

Temos o processo de transferência entre centros aqui MM/SD e agora a Controladoria fez uma solicitação para que o valor do material seja pego ou do mês anterior ou de algum outro campo no mestre do metre de material, não pegando mais o médio móvel do mês atual ja vivenciou algum cenário assim? Existe esta possibilidade via standard?

Obrigado

Luciano