cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Renan_Correa
Galactic 3
Galactic 3

Qual a primeira coisa que você faz quando se depara com algo que não sabe?

Busca no google uma resposta.

E quando não acha uma resposta?

Pergunta sobre o  assunto para alguém que você conhece.

E se você não conhece ninguém?

Aí você começa a entender o valor das comunidades de compartilhamento de conteúdo, especialmente em nichos complexos como SAP.

Nessas comunidades você encontra blogs e respostas para as mais diversas perguntas, mas não só isso: encontra principalmente outras pessoas que compartilham informação sobre um determinado assunto e conhece histórias de outros colegas/projetos para aprender também o que não fazer nos seus próprios projetos.

Uma das primeiras coisas que fiz no mundo SAP foi trabalhar  com IDOC's. Na época eu trabalhava com EDI e nem tinha pretensão de trabalhar com ERP ainda, mas tinha muitos clientes com IDOC's e às vezes precisava esclarecer algumas dúvidas e procurando pela internet normalmente encontrava alguma coisa no SDN.

Então criei uma conta no SDN em 2008 (SAP Developer, posteriormente, Cmmunity Network).Era uma fonte legal de informações para aprender, muita gente postava blogs e respostas para dúvidas comuns. De lá para cá a plataforma mudou bastante, mas o conceito de comunidade de SAP sempre cresceu.

scnrenan2008.png

Através do tempo as plataformas foram mudando mas o conceito de comunidade da SAP mais ou menos se manteve, conheci muitos especialistas de diferentes áreas (que viraram amigos, colegas de projeto e/ou de profissão) e participei de diversos eventos, palestras, discussões e calls tanto presencialmente como online.

Na época exista um SDN e um localization forum para discutir assuntos de localização brasil, hoje temos inúmeras fontes de informação e o mais interessante para o desenvolvimento pessoal é participar dessas comunidades.

Estamos sempre aprendendo. O tempo que a gente estudava e estudava e então começava uma carreira e seguia nela a vida toda já passou. Quando falamos de tecnologia todos os dias temos novidades, todos os trimestres temos versões novas de sistemas, então o consultor precisa se manter atualizado constantemente.

Uma parte do aprendizado nosso vem dos livros, documentações técnicas, help, apresentações da SAP, mas uma parte maior ainda vem de outras fontes de conteúdo (blogs, fóruns, whatsapp, youtube, Linkedin, etc...), experiências (projetos, desafios, tretas) e pessoas (colegas, mentores, concorrentes) e aí que se encaixam as comunidades, estimulando discussões aprofundadas e unindo conteúdo, experiências e pessoas com interesses em comum.

Quando somos iniciantes numa área achamos normalmente várias informações online, numa comunidade esse aprendizado pode ser acelerado porque alguém já pode ter feito uma curadoria e separado quais conteúdos são interessantes para cada fase do nosso aprendizado.

E quando já somos sênior? Nas comunidades temos a oportunidade de conversar com outros especialistas, que já passaram por situações distintas e tem uma outra visão sobre o mesmo assunto,

Além disso temos sempre o processo de testar as funcionalidades, no qual podemos compartilhar nossos erros e acertos (e aprender com os erros dos outros também).

Enfim, hoje temos um mundo muito mais colaborativo e usando essas ferramentas podemos aprender muito mais assim como ensinar muito mais. Bora lá implementar S/4HANA!