cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

F110S - Como gerar arquivo de instrução de baixa de boleto?

former_member196574
Participant
0 Kudos

Bom dia,

Primeiramente gostaria de dizer que sou ABAP e meu conhecimento sobre o módulo FI é bastante restrito, portanto peço desculpas se o que estou perguntando é de 'conhecimento comum'.

Meu problema é o seguinte: possuo um requisito para atender no qual o usuário gera um arquivo de instrução de cobrança que é enviado ao banco a partir de documentos em aberto. Acontece que por vezes o cliente cobrado faz o pagamento via depósito bancário, sem utilizar o boleto gerado pelo banco com base no arquivo de instrução de cobrança listado acima).

O nosso usuário consegue detectar tal depósito e fazer a baixa no sistema dos documentos relacionados. Porém ele gostaria de poder gerar um arquivo com instrução de baixa para enviar ao banco considerando os documentos que já foram compensados. Seria possível atender este requisito sem desenvolvimento ABAP? Isto parece ser algo comum, me custa acreditar que o standard não tenha uma solução padrão para este problema.

A solução que foi sugerida pelo analista responsável seria fazer uma cópia da transação F110S que fizesse a seleção da tabela BSAD ao invés da BSID, depois fazer uma cópia das tabelas standard REGUH/REGUP para atualizar com os documentos selecionados sem ter impacto no standard e por fim uma cópia do programa de geração de arquivos RFFOBR_A.

RESUMO: É possível gerar um arquivo para envio ao banco para cancelamento de boleto considerando documentos compensados (tabela BSAD) utilizando a transação standard F110?

Desde já agradeço e fico no aguardo,

Fabio J. Gross

View Entire Topic
coleti
Active Contributor

Olá Fábio,

Essa situação que você se encontra, várias outros consultores(as) passaram por isso. Na verdade a SAP deixa um pouco a desejam quando se trata dos arquivos bancários do Brasil. Essa sua necessidade não é possível pelo standard. Hoje, conseguimos apenas gerar os boletos e enviar o CNAB para o processamento bancário pelo programa RFFOBR_D.


Se houver a necessidade de enviar novas instruções para alteração de boletos já gerados com o banco como, liquidação, cancelamento ou até mesmo alteração da data de vencimento, será necessário um desenvolvimento Z.


Apenas lembrando que além de criar o arquivo com as instruções seguindo o modelo FEBRABAN, será necessário também aplicar essas instruções no SAP, por exemplo cancelando/revertendo o boleto(criando as razões para rejeição - Void Reasons), em caso de alteração na data de vencimento, também alterar a partida em aberto no SAP, etc.


Boa sorte,


Abs,


Gabriel Coleti

former_member196574
Participant
0 Kudos

Bom dia Gabriel,

Obrigado pela resposta, era isso que eu temia mas também era o que eu esperava.

Att.

Fabio J. Gross